top of page

Opções de Bem Estar

Relaxamento Criativo

​

Desenvolvido pelo psiquiatra e neurologista Eugenio Herrero Lozano, fundador do Instituto de Estudos Psicossomáticos de Madri, o relaxamento criativo reúne técnicas de relaxamento físico e um trabalho de elaboração da imaginação a partir de pesquisas sobre as necessidades da mente realizadas por quase 30 anos.

Aqui no Brasil, um estudo realizado com colaboradores da AxisMed, empresa de gestão preventiva da Saúde, apresentou índices de diminuição da ansiedade e da depressão em uma média de 30%. 

​

​​​​O descanso promovido pelo Relaxamento Criativo recupera a capacidade de esforço da pessoa, devolvendo a seu corpo o ritmo biológico natural.
As técnicas de relaxamento servem para acelerar o descanso reparador e integrador das sensações emocionais, físicas e espirituais.

​​​​

​Benefícios​

​De acordo com a psicóloga e terapeuta espanhola Pilar Lillo, uma das principais autoridades mundiais em relaxamento criativo, a técnica traz benefícios físicos como a prevenção e redução de dores, equilíbrio da pressão sanguínea, estabilização dos níveis de glicose e colesterol e também alívio dos transtornos do sono.

Na parte mental, colabora para o aumento da concentração e o estímulo da memória e da criatividade. Já no âmbito emocional, o relaxamento criativo reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, melhorando o desempenho e aumentando a autoestima e a autoconfiança.

Indicado para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, o relaxamento criativo ensina a relaxar o corpo e trabalhar a mente.

​

​Meditação

A palavra Meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si.

Em sânscrito, dhyana (concentração), no chinês  dhyana torna-se Ch'anna e sofre uma contração tornando-se Ch'an e Zen, em japonês. Todas com o mesmo significado.

Meditação é um estado, uma atitude interna, onde você está presente e conectado consigo mesmo no nível físico, emocional e mental.

​

​
Benefícios​

Na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos profissionais, cada vez mais, as empresas, interessadas em reter seus melhores talentos, vêm trazendo, além de vantagens financeiras, outros atrativos aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna.

É justamente neste campo que atua o trabalho de meditação e o desenvolvimento de energia, que já tem sido implantado por diversas companhias.
Meditar proporciona uma redução no nível do estresse, diminuição dos conflitos emocionais e das atitudes mentais prejudiciais, maior poder de focalização e de análise de situações, maior capacidade de auto-avaliação e de percepção das competências e talentos.

 

A Meditação faz aumentar as ondas alfa no cérebro, relacionadas ao relaxamento.
Nesse estado, cai o consumo de oxigênio, desaceleram-se os batimentos cardíacos e o metabolismo inteiro diminui.

Em outras palavras, o organismo gasta menos energia para funcionar.
Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a prática aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção.
Outros estudos também comprovaram que a Meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas.

O Globo Repórter fez uma excelente reportagem sobre a Meditação no dia 14/09/2012.

Para assistir clique no link - http://glo.bo/R6YB3b

 

​

​​

bottom of page